17 de junho de 2012

NOSSO RIO SALGADO PEDE SOCORRO!!!


Está rolando na internet uma petição que, para nós icoenses e amigos de cidades vizinhas, têm uma enorme importância, a preservação do nosso Rio Salgado, que está degradado por lixo, esgotos e desmatamentos. Aproveitando o espaço que o blog OLHAR EVOLUÍDO traz na internet, peço licença ao idealizador da petição, Sr. JOÃO J. ANSELMO DOS SANTOS, á divulgar e pedir que também você que lê esta postagem se prontifique em ajudar o nosso Rio Salgado, acesse o site da petição e assine, basta colocar seu nome, o e-mail e o CEP de Icó.


Por que isto é importante?

O Rio Salgado é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. A sub-bacia do rio Salgado, drenada pelo rio do mesmo nome, está localizada na região sul do estado do Ceará, e faz parte da bacia do rio Jaguaribe.
Sua bacia hidrográfica do antigamente chamado Jaguaribe-Mirim está espalhada por 23 municípios: Icó, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati, com uma população estimada em 850.000 pessoas.

O Rio Salgado vem sofrendo nos últimos anos um processo de degradação intenso, provocado por desmatamento da sua mata ciliar, assoreamento e descarga de esgoto de vários municípios.

Sou professor universitário em Icó-Ce onde faço parte de um grupo ecológico que realiza trilhas e desenvolvo trabalho de desenvolvimento da consciência ambiental em Icó-CE. Uma das trilha que realizei foi ao longo de um trecho do Rio Salgado, onde teve oportunidade de vivência essa realidade. O objetivo principal desta ação mobilizar as pessoas que são afetadas diretamente com o problemas gerados pela poluição do Rio Salgado, bem como as indiretamente. 

Apos o encerramento será encaminhada uma copia da relação das pessoas que participaram da ação para os prefeitos e vereadores dos 23 municípios que impactam diretamente o Rio Salgado e assim provocar uma mudança de postura em relação ao rio.

Vamos mostrar nossa força e solicitar providencias e politicas para o RIO SALGADO.

Esta petição foi criada por JOÃO J. ANSELMO DOS SANTOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário