30 de novembro de 2012

O ano já acabou! Entramos no ano novo neste Próximo Domingo [02/12].

 É isso mesmo, o ano litúrgico acaba neste sábado, iniciando no domingo o novo ano,  demos fim ao ano B, e iniciaremos o ano C, juntamente com o Tempo do Advento.

O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.

O tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade. 

Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.

29 de novembro de 2012

Auxílio aos alunos do Terceiro Médio sobre Física Moderna.

Bom pessoal, na aula de Física de hoje, na Escola Estadual Vivina Monteiro, falamos da Física Moderna, inclusive com um trabalho para ser feito no decorrer da semana.

Para auxiliar a compreensão do assunto, deixo a disposição de vocês aqui neste espaço de comunicação on-line algumas vídeo-aulas. 


Aproveitem bem e bons estudos!!!

Teoria da Relatividade

Física Quântica - Parte 1

Física Quântica - Parte 2

Física Nuclear

28 de novembro de 2012

Carros sem motorista, isso é possível?

Projeto Sartre prevê veículos equipados com sistemas
de navegação e unidades de transmissão e recepção
de dados que se comunicam em um comboio com um
veículo-líder.[Imagem: Sartre]

Carros autônomos

Motoristas poderão não precisar mais de uma carteira de habilitação em 2040. 
Pelo menos é nisso que acredita o renomado IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, na sigla em inglês).
Os especialistas acreditam que os carros autônomos, capazes de dirigir por contra própria para qualquer destino, estão prestes a se tornar a norma no mercado.
Com a estimativa de que 90% dos acidentes de carro sejam causados por erro humano, tirar as pessoas fora da equação é algo que muitos fabricantes de automóvel acreditam ser um grande salto na segurança.
O problema é que a maioria dos motoristas qualificados não parece acreditar que o problema está neles.
"A maioria dos motoristas pensam que são melhores do que um motorista médio," explica o Dr. Graham Hole, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, especialista em psicologia da direção.
"As pessoas têm tipicamente uma visão muito inflada de suas próprias habilidades quando o assunto é dirigir um carro," diz ele.

Tecnologias dos carros sem motorista

Volvo levou um comboio de veículos sem motorista por 200 km
 de estradas normais na Espanha. [Imagem: Volvo]

Um grande número de empresas está investindo em tecnologias de condução autônoma, os chamados carros sem motorista.

General Motors, Volkswagen, Volvo, BMW, Audi, Mercedes e muitas outras montadoras e fabricantes de autopeças - além, é claro, do Google - estão fazendo testes com veículos autônomos em um nível difícil de imaginar há poucos anos.

Mas quem é o melhor motorista, o homem ou a máquina?

E se há um vencedor claro, estariam os motoristas - ou mesmo os peritos técnicos - convencidos dos resultados?

Ainda que os números expressem corretamente a realidade, ainda será necessário uma boa campanha de convencimento antes que o controle dos automóveis possa ser entregue aos computadores.

Os psicólogos acreditam que as pessoas têm mais medo de coisas que não estão sob seu controle direto, o que explicaria o medo de voar, o medo da energia nuclear e até mesmo dos conservantes de alimentos.

Com relação aos motoristas, têm sido levantadas questões sobre o quão confortável uma pessoa se sentirá no hoje "banco do motorista" quando ela não estiver controlando o carro.

Mesmo alguns psicólogos estão preocupados com a segurança que se pode obter de ter um computador no controle de um automóvel.

"A realidade da situação é que os ambientes de condução são muito complexos e envolvem todos os tipos de decisões a serem tomadas - de níveis estratégicos até o nível operacional da prevenção de colisões," diz o Dr. Hole.

"Os seres humanos têm suas falhas, mas são processadores de informação extremamente eficientes, muito melhores do que qualquer máquina na proteção contra riscos."

Com isso, o bem conhecido termo computer crash (travamento de computador) está sendo usado como analogia para car crash (batida de carro) para descrever o que pode acontecer com os carros sem motorista.


Travamento automobilístico

Uma etapa intermediária para a aceitação da tecnologia seria
dar aos carros uma inteligência para que eles só assumam 
a direção para evitar acidentes. [Imagem: Fraunhofer IITB]
As empresas de engenharia e as montadoras, por seu lado, esperam que seja apenas uma questão de tempo até que as pessoas absorvam a ideia.
Os projetistas fazem questão de salientar a multiplicidade de mecanismos pelos quais a segurança é mantida mesmo quando ocorre uma falha técnica.
No Projeto Sartre, por exemplo, o sistema monitora a si próprio e, se mesmo assim parece que algo poderia acontecer, as distâncias entre os carros são alongadas e os motoristas são avisados de que estão prestes a assumir o controle.
Se alguma coisa continua dando errado, então os carros são levados para o acostamento e parados. E os especialistas do Sartre afirmam que esta é apenas uma das maneiras que um problema como este pode ser tratado.
"É claro que as pessoas vão ter que se acostumar com esta nova tecnologia", sentencia Eric Chan, coordenador do projeto.
"Ela muda de maneira fundamental sua relação pessoal com o seu carro. Quando os cintos de segurança foram introduzidos, quando os airbags foram introduzidos, os chamados pilotos automáticos, havia um monte de pessoas que se mostrou nervosa com relação a essas tecnologias. Com o tempo, as pessoas se acostumaram a elas e perceberam os benefícios de segurança," alega ele.

Além da tecnologia

Contudo, apesar da esperança demonstrada por Eric Schmidt, presidente do Google, de que "carros que se auto-dirigem devam tornar-se o modo predominante de transporte durante o nosso tempo vida," pode ser que mesmo um pequeno risco possa ser demais para que algumas pessoas sintam-se confortáveis em retirar o motorista completamente.
O que aconteceria se a tecnologia falhar e nenhuma pessoa no carro souber "dirigir manualmente"?
"A sociedade vai achar isso muito difícil," diz Peter Rodger, especialista em regras de direção. "Estamos cada vez mais em uma cultura da culpa. Quando algo dá errado, procuramos alguém para culpar."
Ou seja, desfrutar do conforto de fazer uma viagem de carro sem precisar se preocupar em "fazer o carro funcionar" não é algo que vai depender unicamente da tecnologia.

23 de novembro de 2012

Sábado Letivo – Dia da Consciência Negra

A Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias da Escola  Estadual Vivina Monteiro – Icó – Ceará convida toda comunidade escolar para participar do próximo sábado letivo, dia 24 de novembro em comemoração ao Dia da Consciência Negra e contará com a seguinte programação:
  • vídeos;
  • dança;
  • peça teatral;
  • desfile.
A Apresentação dos trabalhos será realizada pelos alunos Jefferson Régis (3º “A” – manhã) e Eliana Rodrigues (1º “B” – manhã).

Certos que contaremos com a sua participação, antecipamos os nossos agradecimentos.


Ciências Humanas e suas Tecnologias.

22 de novembro de 2012

IV CAMPANHA NATAL SEM FOME

Atendendo ao mandado de Jesus Cristo: "Mais vale dar que receber"  a IV campanha Natal Sem Fome 2012 tem a meta de arrecadar alimentos não perecíveis. Até o dia 18 de dezembro, a Loja Maçônica Cavaleiros da Liberdade nº 21 e Samaritanas (esposas dos maçons), em parceria com a AMICÓ - Associação dos Filhos e Amigos do Icó, LEO e o SuperQueiroz estam com postos de coleta no Mercantil GG, Mercantil Duarte, Mercantil São José (BNH) e Super Queiroz.


Durante a campanha tudo o que for arrecadado, será utilizado na montagem de cestas básicas, que irão contemplar comunidades carentes dos nossos bairros, que serão selecionados em conjunto com Agentes de Saúde e Pastorais da Igreja Católica.



Participe!

O que doar?  Qualquer alimento não-perecível.


Onde? Há postos de coleta no Mercantil GG, Mercantil Duarte, Mercantil São José (BNH) e Super Queiroz.



Se precisar, pode ligar para Márcio Greyk (88) 9957-6964 ou Wellington Lemos (88) 9954-1803.


Quando? Até o dia 18 de dezembro.


Não deixe de fazer a sua doação, muitos esperam por ela!


18 de novembro de 2012

IFCE - CAMPUS CEDRO Realizará a I SECITIF - Semana de Ciências e Tecnologia do IFCE.


 Convidamos a toda a população estudante a participar nos dias 19 a 23 de Novembro da I SECITIF - Semana de Ciências e Tecnologia do IFCE - CAMPUS CEDRO que é uma iniciativa conjunta das coordenações dos cursos Superiores em Tecnologia Mecatrônica Industrial e Licenciatura em Matemática e das coordenações dos cursos Técnicos em Eletrotécnica, Mecânica e Informática, visando propiciar um ambiente de integração de conhecimento e fomentar, através das interações sociais, as práticas acadêmicas norteadas pelo tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.
O IFCE - Campus Cedro já era palco de dois grandes eventos científicos do interior do estado, a FEMECI – Feira de Mecatrônica Industrial, que se encaminha para sua 6ª edição e o Encontro da Matemática que se encaminha para sua 7ª edição. Tendo em vista o grande alcance destes eventos, resolveu-se congregá-los em uma mesma semana e integrá-los com o I Simpósio Técnico do IFCE – Campus Cedro que tem a intenção de fomentar a pesquisa científica através da exposição e apresentação de artigos científicos que serão avaliados e julgados por uma comissão altamente qualificada.









Além disso, ainda ocorrem concomitantemente a II ROBOMECT, Campeonato de Robótica da Mecatrônica, a I Maratona de Programação, a I Corrida Mecânica, o I Campeonato da Eletrotécnica – Projetos, Elaboração e Montagens de Protótipos de Circuitos Elétricos e o I Campeonato de Xadrez. Ainda dentro da programação desta semana, todas as noites estarão ocorrendo eventos culturais que fazem parte da iniciativa do Clube de leitura do Campus Cedro com a criação do evento Noites Culturais.
Será uma semana de muita atividade onde todos os participantes poderão trocar experiências e conhecimento científico-tecnológicos e desfrutar de excelentes eventos culturais num ambiente acolhedor que somente a cidade de Cedro propicia.










Inscrições e horários de Palestras, Oficinas e Mini-cursos no site da I SECITIF.



17 de novembro de 2012

Vivina Monteiro Recebe premiação do SPAECE 2011.


Na ultima quarta-feira [14], a escola Vivina Monteiro foi contemplada com a visita da CREDE 17, na ocasião da premiação do SPAECE 2011 – Sistema de Avaliação da Educação Básica do Ceará.

O aluno Carlos Heitor (2° Ano em 2011) recebeu como prêmio um notebook por ter conseguido um bom desempenho acadêmico. A  premiação é uma iniciativa do Governo do Estado, através da SEDUC e faz parte do Prêmio Aprender Para Valer que tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade da educação dos estudantes cearenses.

A CREDE 17, realizou no período de 12 a 14 de novembro a entrega de 69 (sessenta e nove) notebooks aos alunos com melhor desempenho academico das escolas estaduais, pertencentes aos municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre, de acordo com o resultado obtido pelos estudantes no SPAECE 2011.
O SPAECE 2012 acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2012.







Eu, na ocasião de professor, gostaria de Parabenizar ao Aluno Carlos Heitor por mais esta conquista, e incentivar os outros alunos a fazerem uma boa prova do SPAECE 2012, para que no próximo ano, estejam também nesta solenidade de premiação. 

Sucesso a todos!





15 de novembro de 2012

VII Romaria do Senhor do Bonfim em Icó - Confira as Fotos!!!

Neste dia 15 de Novembro, o povo de Deus percorreu as ruas históricas do Icó, acompanhando a VII Romaria do Senhor do Bonfim, no qual, abrimos o calendário de fim de ano na Paroquia da Expectação. 


O tema da festa deste ano será "Unidos ao Senhor do Bonfim, vivamos com fé e o anunciemos com alegre esperança"


O Papa Bento XVI proclamou um Ano da Fé, iniciado no ultimo dia 11 de Outubro, na ocasião do 50° aniversário de abertura do Concilio Vaticano II, e terminará no dia 24 de novembro de 2013, na solenidade de Cristo Rei do Universo.


O Santo Padre convida os católicos do mundo inteiro a refletirem sobre suas convicções de fé e vivencia dos valores cristãos. "É preciso redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar com evidencia sempre maior a alegria e o entusiasmo do encontro com Cristo."

Durante o Ano da Fé poderão ser beneficiados de indulgencia plenária da pena temporal pelos próprios pecados cometidos, atribuída por misericórdia de Deus, e para as almas dos fieis defuntos, todos os fieis que, verdadeiramente arrependidos e devidamente confessados comungarem sacramentalmente e rezarem pelas intenções do Santo Padre.

Indulgencias consistem na remissão concedida pela autoridade eclesiástica ( e válida diante de Deus) da pena temporal ao pecado já perdoado.

Em nossa diocese, Dom João definiu que as Igrejas nas quais serão concedidas indulgencias: Catedral de São José (Iguatu), Santuário Senhor do Bonfim (Icó) e Igreja de Senhora Santana (Iguatu).

Confira as Fotos da VII Romaria do Senhor do Bonfim:

Equipe da Lojinha do Senhor do Bonfim


Chegada da carreata ao Santuário


Santuário Senhor do Bonfim 

Início da Caminhada pelas ruas do Icó

Mateus Macedo e José Santana animaram o percurso da VII Romaria

Poeta Chico Vitor

Igreja da Imaculada Conceição

Santuário Senhor do Bonfim

Encenação de cada passo do Senhor do Bonfim




Igreja Matriz da Expectação





Encenação defronte a Capela de São Vicente


Capela de São Vicente



Igreja Matriz do Rosário

Frei Rogério










Grande Músico Icoense - Pedro Alex.









Igreja de São José




Entrada Solene da Cruz da Romaria

Banners do Senhor do Bonfim de cada comunidade rural.



 Fotos Blog Olhar Evoluído.